quarta-feira, setembro 28, 2005

ISRAEL x NUTRIÇÃO x BÍBLIA

É impressionante como sou fascinada pela cozinha oriental! Fico encantada com os cheiros, as cores, as misturas, enfim...
Quando estive em Israel, Egito e Marrocos em algumas épocas da minha vida, foi extremamente bom e agradável visitar feiras livres e conhecer uma comida aqui outra ali, provar das maravilhas que a cultura do mundo nos oferece e aproveitar delas em cada porção.
Estudando, lendo, sendo muito curiosa a respeito de alimentação por talento e prazer para a cozinha, entrei pela Bíblia a dentro a ver o que o povo hebreu comia, e também para podermos conversar a respeito das coisas que gosto de cozinhar e que tantas pessoas admiram e saboreiam
aqui na minha casa.
"O Senhor, teu Deus, vai conduzir-te a uma terra excelente...uma terra de trigo e de cevada, de vinhas, de figueiras, de ramãzeiras, de óleo de oliva e de mel". Dt. 8: 7-8
Alguns arqueólogos crêem que antigamente, a variedade de alimentos que o povo consumia, ora os cultivados, ora os naturais era bem maior do que a disponibilidade de hoje.
As fartas colheitas atribuiam-se a fidelidade de um Deus generoso.
Os alimentos frescos e naturais, a maravilhosa doçura das frutas, a excelencia dos queijos, leites, azeitonas, as várias espécies de cereais, as amêndoas, as uvas, figos, tâmaras juntando com o sabor dos vegetais com sabor de mel, e o cheiro aromático dos cominhos, endro, mostarda, açafrão, canela, funcho e uma tremenda sequência de ervas, eram alimentos consumidos com fartura pelo povo no seu dia a dia.
"Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos" - Gn 18:8
Hoje os médicos salientam que para melhorar a saúde devemos ingerir uma alimentação mais voltada para coisas frescas, fibrosas e naturais, moderando o uso de carnes e derivados defumados.
O povo bíblico ingeria alimentos integrais e ricos em fibras e usava açucar mascavo. Não existiam alimentos refinados.
Em Roma havia durante a época em que viveu o apóstolo Paulo ,um comércio de açucar branco único e exclusivamente para uso farmacêutico. O açucar era vendido como remédio para uso digestivo.
Cereais integrais, as chamadas leguminosas, os grãos em espécie, lentilhas, favas, trigo, cevada etc, faziam parte das necessidades protéicas e aminoácidas.
As verduras e legumes frescos eram consumidos no dia a dia do povo, e a sua falta está registrada como motivo de lamentação pelo povo hebreu na sua passagem pelo Deserto do Sinai.
(Números 11:5).
Daniel seguia uma dieta vegetariana aos moldes bíblicos, e foi muito bem sucedido, sendo mais saudável do que os outros. Dn. 1
Porque devemos dar preferência aos cereais integrais?
Porque os processos de moagem de hoje retiram os germes e os farelos naturais dos ditos cereais tornando-os menos substanciosos aos elementos nutricionais.
O mel, as frutas, o pão, as coalhadas, exerciam e exercem hoje um papel muito importante na vida do povo hebreu e palestino. Em algumas regiões os pães ainda são fabricados de uma maneira rústica, a massa é colocada sobre as pedras que ficam expostas ao sol e assim se assam, como na foto logo abaixo.
As carnes eram consumidas sómente em ocasiões especiais e não podiam fazer parte da mesma refeição aonde estivesse sendo servido laticínios.
O peixe era muito usado como alimento básico pelo povo pobre nas regiões aonde havia fartura deles.
"...vieram trazer-lhe trigo, cevada, farinha, grão torrado, favas, lentilhas..."II Sam.17:28
"...Que vês, Jeremias? E eu respondi: Vejo um ramo de amendoeira". Jr 1:1
"A terra dará o seu produto e as árvores da terra se carregarão de frutos". L.26:4
Por hoje é um tanto. Amanhã, quem sabe teremos mais curiosidades!!! As fotos abaixo são na feira livre de Belém e em Nazaré - Israel e as receitinhas brevemente estarão a disposição.
Até!
Fotos: Receitas inspiradas da Bíblia Goodman/Marcus/Woolhandler

8 comentários:

RM disse...

ficou bom, hein? bjos!!

Anônimo disse...

Huummmmm estou louco para comer uma comidinha de casa!! Acho que quando eu for vou trazer congelados daí!! rsrsrs Beijos! Saudades!

Marlene Maravilha disse...

Oi queridinhos da mamãe!!
Quem sou eu sem voces dois hein?
Lu, hoje comemos um arroz e lembrei de ti o tempo todo.
Ro, filhota, tb acho que ficou muito bom e as comidinhas, humm que delicia!!!!
beijinhos.

Renato disse...

Huummm.
Que delicia de texto e pratos!
Amei!
Fiquei com vontade da sua comida...
saudes, beijo.
Re

Anônimo disse...

Marlene un texto aprovechable 100%,me gusto mucho viajar a traves de tus palabras. Maravilloso texto!
Por favor no te olvides la recetas las estaré esperando, sabés que soy un loco por tus comidas!
Un beso grande

Filipe Rosa, na contramão do Sistema - Rm.12:2 disse...

Marlene...
Você está de parabéns pelo Blogger de altissima qualidade...
Eu estou agora com um blogger tb e seria um prazer se você me visitasse... Gostaria muito de saber algumas coisas de Ti..como vc conseguiu colocar um contador de visitantes e como colocou sua foto no perfil.. N estou conseguindo...me ajude por Favor!

Fique na paz do Senhor!

http://rm122.blogspot.com/

Filipe Rosa

Marlene Maravilha disse...

Olá Filipe! Obrigada pelas palavras.
Visitei teu blog e tb saí edificada.Hoje ainda te respondo as perguntas e será um prazer ajudar-te. Tive um probleminha ao escrever no teu e porisso anulei dois comentários que teimaram em sair iguais. Desculpe.
Um abraço


Queridos Ale e Renato.

Amo voces. Que alegria tê-los aqui. Sim, darei as receitinhas com certeza. Me visitem sempre!!
Beijinhos

Marlene Maravilha disse...

Oi, Filipe! Para colocar a foto no perfil, eu fiz assim: se vc clicar na foto por exemplo neste post acima, vai abri-la em tamanho real e vai encontrar o endereço dela como endereço de uma página. então, faz o mesmo com uma foto tua: poste, clique nela, copie o endereço que aparece e depois o coloque no local do perfil para a foto. quando o perfil for alterado, já pode apagar o post ou passá-lo a rascunho.
Quanto ao contador, se vc clicar embaixo do meu, vai te direcionar ao site onde vc pode criar um. Depois de criado, o site vai te dar um código html que vc deve colar no teu modelo (template) de blog, dentro de alterar definições (que aparece assim que vc loga para postar). Espero que tenha ajudado!! Deus te abençõe!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...