terça-feira, setembro 06, 2005

RECEITINHAS JUDAICAS E CURIOSIDADES - I

CURIOSIDADES JUDAICAS

A cultura é tudo na vida de um povo e a cozinha faz parte disso. O local de origem, o clima, o solo, os hábitos e a miscigenação com a cultura de outros povos faz disso uma alquimia perfeita.
A cozinha judaíca se divide em dois ângulos. Um tradicionalmente ligado às festas religiosas e o outro ligado Às Leis Higiênicas que proibem o porco, os crustáceos, a carne e o leite numa mesma refeição.
O povo judeu vivendo tudo isso e ainda aliado a outras culturas foi se adaptando e criou uma cozinha baseada em vegetais, cereais e principalmente batatas. As ervas são "tudo de bom" por aqui e aromatizam uma infinidade de pratos diferenciados entre si.
As "Idishe Momes", mães judias, e as "Babes" (avós) são peritas em preparar receitas que aprenderam desde a antiguidade, de geração a geração. Isto é considerado um "trunfo" do povo judeu.

RECEITINHA DE HOJE:

FALAFEL (bolinhos de grão-de-bico)
Ingredientes:
2 xícaras de chá de grão-de-bico - 2 dentes de alhos amassados - 1/4 de xíc de chá de farinha de trigo - sal - pimenta do reino - cominho - óleo para fritar

Modo de fazer: Lave o grão-de-bico e deixe-o de molho por uma noite. No dia seguinte, escorra o grão-de-bico e passe-o por um moedor ou processador ou liquidificador até transforma-lo em pasta. Junte o alho e a farinha. Tempere com sal, pimenta do reino e cominho a gosto. Pegue de cada vez uma colher de sopa de massa de grão-de-bico e faça bolinhos. Frite em óleo bem quente até ficarem corados. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva com salada de tahine ou humus. (essas virão mais tarde...)

Até!

Um comentário:

Vilma disse...

Ontem soube algo interessante: a minha bisavó materna era judaica! :))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...