quarta-feira, abril 05, 2006

OPORTUNIDADE X MOMENTOS OPORTUNOS

Oportunidade é a qualidade que conseguimos aproveitar das circunstâncias, para chegarmos a adequação de um fato.
Circunstância esta, normalmente adequada e favorável a nossa conveniência.
Oportuno é o que chega a tempo. Vem quando uma situação nos convém. É apropriado para aquela hora, aquele momento.

Temos muitas oportunidades na vida, e as vezes o momento é oportuno, e o deixamos passar.
Ou por negligência, ou por indiferença, ou até por escolha mesmo, deixamos de aproveitar algo que estava destinado a nós e que não demos o devido valor. Então deixamos de aproveitar aquilo que poderia nos fazer bem aventurados ou mais que felizes!

Em todas as ações da nossa vida, lá está a oportunidade. No lugar certo, na hora exata. Mas nossos olhos fechados, corações endurecidos, situações mal resolvidas, levam-nos a fazer escolhas erradas. E, por causa disso, as vezes, pagamos um alto preço para o resto da nossa existência. Podendo com esta atitude até comprometer o nosso futuro.

Sempre que deixamos escapar uma excelente oportunidade, acabamos muitas vezes lamentando o fato, e queremos sempre a oportunidade de poder voltar atrás. Lêdo engano.
O momento não é mais o mesmo. A hora passou. As coisas se modificam. O tempo não para de seguir, o vento passou e soprou a tua oportunidade para bem longe. E assim se foi muitas vezes a nossa benção! Sim, porque estes fatos tem a ver com bençãos, quando o Espírito de Deus está atuando.

Até para nos arrependermos temos o momento exato. O momento adequado para ouvir e ser ouvido, pensar, falar, mudar, bendizer, aceitar, negar, ser duro, enfim...
A nossa vida em si é regada desta qualidade. Oportunidade.
Temos que investir nos momentos, nas pessoas, nos fatos, na vida. Oportunidade para um novo emprego, um novo relacionamento amoroso, uma nova amizade, um novo curso, uma nova vida.

Mesmo para aceitar a JESUS os homens necessitam encontrar uma oportunidade. De se arrependerem, de aceitarem o sacrifício da cruz. Inúmeras vezes perde-se o momento oportuno de aceita-lO. E assim, a morte que não avisa o seu momento, chega de mansinho e perdemos a salvação eterna. Uns dizem não ser ainda a hora certa. Precisam fazer muitas coisas e continuar se enganando com as coisas deste mundo tenebroso. E então, o momento oportuno vai se jogando para a frente e acaba ficando só no passado. São oportunidades perdidas.

Os discípulos tiveram-na quando JESUS os chamou ao Getsêmani, para vigiarem com Ele em oração. E ao retornar encontrou-os dormindo tres vezes. (Mt 26.35-45)
E eles perderam a oportunidade preciosa de interceder pelo sofrimento que estava prestes a se cumprir na vida de JESUS. Não quiseram vigiar com o Senhor! São escolhas erradas.

Oportunidades de abençoar alguém, de dar uma palavra de carinho, de ajudar o necessitado, de acariciar um velho. quantas vezes as perdemos?? De dar um bom dia ao agitado, e de conversar com aquele que está oprimido, mau humorado?
Das nossas escolhas, muitas vezes oportunas, depende o nosso futuro, a nossa paz.
Será que dei algum recado???

Uma vez escutei a história de um pastor conhecido, que quando pequenos, ele e um amigo, tiveram uma palavra profética no culto em que estavam; de que ali, naquele momento, Ele, JESUS, estava dando a oportunidade de se formarem grandes líderes e pastores. Bem, o amigo do dito pastor, perdendo oportunidades e entrando por caminhos estranhos, fazendo escolhas erradas, virou um mendigo. E o outro, aproveitando-as e confiando no Senhor, se tornou um grande homem de Deus.

O cachorrinho da foto não perdeu o momento oportuno da sombra que se formou com o guarda- sol na Ilha do Mel, PR, quando o Lucas, meu filho, lá esteve e flagrou.

Ah! também não perderei a oportunidade de dizer que JESUS TE AMA! ELE MORREU POR TEUS PECADOS E TE DEU COM ISSO, SE O ACEITARES, A VIDA ETERNA!

Até!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente eh verdade, com certeza Deus tem um proposito para cada um de nos, basta acreditarmos e termos fe as oportunidades aparecem mas pra tudo ha o seu tempo, Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do sol.
Há tempo de nascer e tempo de morrer. Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;
3Tempo de matar, e de curar; Tempo de derribar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar e tempo de rir; Tempo de prantear e tempo de saltar;Tempo de buscar e tempo de perder; Tempo de guardar ....Ecl.3:1 a 8

beijocasssss,

Vilma disse...

Verdade irmão! Muitas vezes pensamos em Deus como sendo um mágico nas nossas vidas. Mas os milagres e as oportunidades que ele nos dá dia após dia são para nós tomarmos posse delas e vivermos e escolhermos. Deus faz milagres sim; todos os dias vejo milagres de Deus... mas Deus não é mágico. Temos as oportunidades e o tempo oportuno. gostei muito! Edificou-me! :)))
Um abraço muito muito luso!

Marlene Maravilha disse...

Marili,
entendo o que dizes, mas o que eu digo é algo diferente do tempo determinado.É oportunidade mesmo,que é distinto de Ecl3.1-8.
beijinhos

Olá Vilma,
Que bom te ver aqui!!
O que disseste acontece muito e é de muita sabedoria. As pessoas pensam que Deus é mágico sim e só pensam nelas!
beijócas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...