sábado, outubro 01, 2005

RECEITINHAS JUDAICAS II

"Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs,..."Ct. 2:5

Pão de mel integral de maçã

Ingredientes:
massa: 2 xíc chá de açucar mascavo + 1 xíc chá de leite desnatado + 2 ovos inteiros + 5 colhs sopa de mel + 100 g de margarina vegetal + 1 colh chá de cravo moído + 1 colh chá de noz moscada + 1 1/2 chá de farinha de trigo integral + 1/4 xíc chá de aveia em flocos finos + 1 colh chá de bicarbonato de sódio (não deixa ressecar) + 2 colh chá de fermento em pó para bolo + 1 maça verde (grande) ralada sem casca, no ralo grosso.
Modo de preparo:
Aqueça o leite e dilua o açúcar mascavo para derreter todo torrão de açucar. Coloque no liquidificador e bata juntamente com todos os ingredientes, exceto a maçã.
Rale a maçã no ralo grosso e despeje a massa do liquidificador sobre a maçã. Unte e polvilhe forminhas próprias para pão de mel,ou numa assadeira untada e enfarinhada. Coloque porções de massa, ou a massa toda na assadeira e leve para assar em forno préaquecido por 15 min +ou-.
Cobertura:
5oo g de chocolate ao leite para cobertura. Derreta o chocolate em banho-maria e espere esfriar
bem, em uma vasilha com água gelada. Use um garfo apropriado se for banhar um a um, mas se for fazer na assadeira, despejar a cobertura e esperar endurecer. Cortar em pedaços, e se quiser, pode embrulhar em papel celofane transparente.
É maravilhoso! Aproveitem!

HAROSET - Patê de maçã e nozes

Ingredientes:
3 xíc de maças bem picadinhas + 1/2 xíc de nozes ou amêndoas moídas + 200 ml de vinho tinto doce + 2 colh chá de canela + 100 g de uvas passas ou tâmaras (opcional)
Preparo:
Misture todos os ingredientes e deixe na geladeira até ficar bem gelado. Se quiser uma consistência pastosa, bata as maçãs com o vinho no liquidificador, despeje a pasta numa tigela e acrescente os outros ingredientes misturando bem. Levar para gelar e servir. Coma com torradas, saladas etc.

O Haroset é servido na primeira noite de Pesach para lembrar a argamassa usada em construções pelos judeus escravos do Egito.

Pesach -
A festa da lembrança. Celebra a saída dos judeus do Egito, liderados por Moisés. O ponto alto dessa festa é um jantar, durante o qual se lê essa passagem e consomem-se comidas especiais que simbolizam a história.

Até as próximas!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu conheco ESTE pao de mel?
beijos,
Mari

Marlene Maravilha disse...

Oi Maria! tudo bem? Obrigada pela visita!
Pois é, por acaso faz tempo que não faço esta receita! Precisamos executá-la pra saborearmos.
beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...