quarta-feira, setembro 28, 2005

ISRAEL x NUTRIÇÃO x BÍBLIA

É impressionante como sou fascinada pela cozinha oriental! Fico encantada com os cheiros, as cores, as misturas, enfim...
Quando estive em Israel, Egito e Marrocos em algumas épocas da minha vida, foi extremamente bom e agradável visitar feiras livres e conhecer uma comida aqui outra ali, provar das maravilhas que a cultura do mundo nos oferece e aproveitar delas em cada porção.
Estudando, lendo, sendo muito curiosa a respeito de alimentação por talento e prazer para a cozinha, entrei pela Bíblia a dentro a ver o que o povo hebreu comia, e também para podermos conversar a respeito das coisas que gosto de cozinhar e que tantas pessoas admiram e saboreiam
aqui na minha casa.
"O Senhor, teu Deus, vai conduzir-te a uma terra excelente...uma terra de trigo e de cevada, de vinhas, de figueiras, de ramãzeiras, de óleo de oliva e de mel". Dt. 8: 7-8
Alguns arqueólogos crêem que antigamente, a variedade de alimentos que o povo consumia, ora os cultivados, ora os naturais era bem maior do que a disponibilidade de hoje.
As fartas colheitas atribuiam-se a fidelidade de um Deus generoso.
Os alimentos frescos e naturais, a maravilhosa doçura das frutas, a excelencia dos queijos, leites, azeitonas, as várias espécies de cereais, as amêndoas, as uvas, figos, tâmaras juntando com o sabor dos vegetais com sabor de mel, e o cheiro aromático dos cominhos, endro, mostarda, açafrão, canela, funcho e uma tremenda sequência de ervas, eram alimentos consumidos com fartura pelo povo no seu dia a dia.
"Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos" - Gn 18:8
Hoje os médicos salientam que para melhorar a saúde devemos ingerir uma alimentação mais voltada para coisas frescas, fibrosas e naturais, moderando o uso de carnes e derivados defumados.
O povo bíblico ingeria alimentos integrais e ricos em fibras e usava açucar mascavo. Não existiam alimentos refinados.
Em Roma havia durante a época em que viveu o apóstolo Paulo ,um comércio de açucar branco único e exclusivamente para uso farmacêutico. O açucar era vendido como remédio para uso digestivo.
Cereais integrais, as chamadas leguminosas, os grãos em espécie, lentilhas, favas, trigo, cevada etc, faziam parte das necessidades protéicas e aminoácidas.
As verduras e legumes frescos eram consumidos no dia a dia do povo, e a sua falta está registrada como motivo de lamentação pelo povo hebreu na sua passagem pelo Deserto do Sinai.
(Números 11:5).
Daniel seguia uma dieta vegetariana aos moldes bíblicos, e foi muito bem sucedido, sendo mais saudável do que os outros. Dn. 1
Porque devemos dar preferência aos cereais integrais?
Porque os processos de moagem de hoje retiram os germes e os farelos naturais dos ditos cereais tornando-os menos substanciosos aos elementos nutricionais.
O mel, as frutas, o pão, as coalhadas, exerciam e exercem hoje um papel muito importante na vida do povo hebreu e palestino. Em algumas regiões os pães ainda são fabricados de uma maneira rústica, a massa é colocada sobre as pedras que ficam expostas ao sol e assim se assam, como na foto logo abaixo.
As carnes eram consumidas sómente em ocasiões especiais e não podiam fazer parte da mesma refeição aonde estivesse sendo servido laticínios.
O peixe era muito usado como alimento básico pelo povo pobre nas regiões aonde havia fartura deles.
"...vieram trazer-lhe trigo, cevada, farinha, grão torrado, favas, lentilhas..."II Sam.17:28
"...Que vês, Jeremias? E eu respondi: Vejo um ramo de amendoeira". Jr 1:1
"A terra dará o seu produto e as árvores da terra se carregarão de frutos". L.26:4
Por hoje é um tanto. Amanhã, quem sabe teremos mais curiosidades!!! As fotos abaixo são na feira livre de Belém e em Nazaré - Israel e as receitinhas brevemente estarão a disposição.
Até!
Fotos: Receitas inspiradas da Bíblia Goodman/Marcus/Woolhandler

PERFEITO NO FALAR

..."Se alguém não tropeça no falar é perfeito varão"... Tiago 3:2

Se formos honestos, temos de confessar que a nossa conversação nem sempre honra ao Senhor nem ajuda os outros. Com frequência no final do dia sentimo-nos envergonhados de algumas palavras que sairam de nossa boca. Considerando que a língua é tão difícil de domar, a Bíblia nos adverte a manter uma rédea nesse pequeno membro que pode "morder" mais venenosamente do que os dentes que a rodeiam. Na verdade, Tiago diz que apenas um "varão perfeito" pode falar com pureza e graça.

Um cristão recém-convertido que não sabia ler nem escrever queria crescer no Senhor. Reconhecendo a sua necessidade de ocultar a Palavra de Deus em seu coração, procurou um cristão que conhecia as escrituras e lhe pediu ajuda na memorização de algumas passagens úteis. Seu tutor sugeriu-lhe o Sl 39. Logo ele decorou parte do primeiro versículo que diz: "Disse comigo mesmo: "Guardarei os meus caminhos , para não pecar com a língua; porei mordaça a minha boca..."

Em vez de decorar o restante da passagem naquela ocasião, o homem disse que voltaria mais tarde. Passaram-se anos, entretanto, até que ele voltasse a encontrar o seu professor. Quando este lhe perguntou por que não havia voltado, confessou que se sentia indigno porque não conseguira aprender plenamente a difícil lição daquele simples texto.

Sim, é exatamente difícil controlar a língua. Mas quando a entregamos ao Espírito Santo, Ele não nos permitirá que andemos "fofocando" ou comentando sobre coisinhas que naõ têm valor.
Filho de Deus, voce está lutando para se tornar um "varão perfeito" que não tropeça no falar???

Ah! Como eu gostaria de não dizer uma palavra má, áspera, inútil, ofensiva que fosse magoar alguém e principalmente ao nosso Senhor!!!!
Até!

sexta-feira, setembro 23, 2005

MEU DIA A DIA TEM SIDO TUMULTUADO

"Sim. É vero! Como diria meu querido sogro italiano Renato Martinucci. Ah que falta me faz! Mesmo depois de tantos anos no melhor lugar da nossa vida, creio eu, no céu com o Papai!!
Meu dia a dia tem sido muito tumultuado. Muitas pessoas a minha procura, e dizem que isso é bom porque demonstra carinho da parte dos outros para comigo.
Sei que tenho sempre uma oração para cada problema, uma palavra amiga e sempre otimista, (apesar de as vezes deparar com algumas coisas tenebrosas), um sorriso no rosto com frequencia e também um humor que faz falta aqueles que vivem de "bronca com a vida", as pessoas querem sempre estar comigo. E eu me sinto honrada e agradecida a Deus por isso.
Preciso de tempo para orar mais, para fazer mais a obra, para a "reforminha limpeza" que estou dando aqui na minha casa, (já que por quase 5 longos anos a larguei por completo, pelo motivo da minha doença), pra me dedicar a ADHONEP (Associação de Homens de Negócio de Evangelho Pleno, aonde sou Preletora oficial em chás e almoços com o meu testemunho, enfim, preciso até de mais momentos a sós com JESUS.
Sim, quando estamos a sós, o SENHOR se aproxima e podemos senti-lO, ouvi-lO e tocá-lO.
Não tenho tido um minuto para dispor no blog.
Mas vou retornar, com certeza!
Falando nisso viu Vilma, minha "amiga de blog portuguesa!", outro dia passeando pelo teu blog deixei um comentário num bonsai que foste presenteada há muitos anos atrás. Este pedaço de jardim não saiu da minha cabeça. Imaginei aquele sítio portugues, sempre lindos, formosos, floridos e fiquei com muita saudade de Portugal. Dos anos que fui não só passear, mas também fazer um pouco de companhia para as tias do meu marido que lá estavam sempre "a fresca" em São Jõao da Pesqueira. Que saudades!! Até quase choro! Que bons momentos!!!!
Do pão, das azeitonas, do bacalhau, dos legumes, das batatas, do azeite de oliva natural! Os olivais eram nossos e isso dava um sabor especial! Saudades dos amigos da frente, de trás, das praças, do fado, da guitarra. Não vou falar do vinho porque sou abstemia, mas imagino que este também seja especial, não posso dizer o melhor; e peço perdão aos portugueses, mas a minha filha é italiana e depois vai ficar tristinha pela preferência, sem eu nunca ter experimentado. Então é melhor deixar como estar!!! Ahahah
Um grande abraço aos meus amigos blogueiros portugueses.
Beijos e até!
Uma palavra de Deus: "Y a Aquel que es poderoso para hacer todas las cosas mucho más abundantemente de lo que pedimos o pensamos, según el poder que actúa en nosotros, a él sea gloria en la iglesia y en Cristo Jesus por todas las edades, por los siglos de los siglos. Amén."
Efésios 3:20-21

terça-feira, setembro 20, 2005

JUNTO AOS TEUS PÉS

Perto quero estar , junto aos teus pés
Pois prazer maior não há, que me render e te adorar

Tudo o que há em mim quero te ofertar
mais ainda é pouco eu sei, se comparado ao que ganhei

Não sou apenas servo, teu amigo me tornei

Te louvarei, não importam as circunstâncias
Adorarei somente a ti JESUS.


É impressionante como me identifico com esta música. Ela é simples, melodiosa, porém é uma entrega da nossa alma com seus melindres e sentimentos ao Senhor Jesus. È uma escolha pessoal. Ficar aos pés de Jesus é saber que serás cuidado o tempo todo pelo mestre, pelo Pai que se agarra a ti e te acarinha.

Realmente não acredito haver prazer maior. Há 24 anos atrás quando aceitei a Cristo eu sabia que estava fazendo um excelente negócio. Aliança com um Deus que se fêz homem pra morrer em meu lugar e ainda perdoar os meus pecados! Quem recebe este convite e aceita este Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, é inteligente demais e é assim que eu me sinto!
Inteligente, forte e poderosa com meu Senhor que pode tudo.

Porisso realmente tudo o que há em mim eu também quero ofertar a este Deus tremendo e poderoso, cheio de graça e misericórdia para conosco. É ELE que pelas manhãs anuncia a sua bondade e a noite nos mostra toda a sua fidelidade. Quero estar aonde o Pai está e aonde eu estiver eu quero sempre que Ele esteja, porisso tenho que escolher aonde ando. Não é todo lugar que vou agradá-lO.

Tudo o que eu tiver, toda a gratidão, todo amor que eu puder dispor para Ele ainda é pouco. Nunca entenderei tão grande amor dEle por mim, por nós e por todos os que O aceitam e confiam a Ele e Nele as suas vidas. Duas coisas muito distintas Confiar em e Confiar a Jesus. Tudo é muito profundo. Tudo o que posso dar é pouco se comparado ao que ganhei, a Sua própria vida. Mas devo tentar a cada dia renovando a minha aliançã com temor e tremor.

Não importam as circunstâncias da nossa vida, e as vezes não é fácil andar por onde andamos, receber o que não queremos, sofrer o que não buscamos. Então corro até Ele porque Ele está comigo, habita em mim com seu espírito e fala comigo. Descubro então que:

"As aflições do tempo presente não são nada comparado com a glória que em nós se revelará". Rom 8:18

Vivo aguardando o tempo que estarei também participando desta glória. Ele me mandou viver mais um pouco de anos, o suficiente para testemunhá-lO de Samaria aos Confins da terra. E eu obedeço.
Não sou apenas servo, sua amiga me tornei.

segunda-feira, setembro 19, 2005

FRASES QUE MERECEM SER LIDAS II

"Mais do que encontrar a pessoa certa, o sucesso no casamento é ser a pessoa certa."
"Voce pode não se arrepender logo, mas logo poderá ser tarde demais."
"Nossas reservas podem não ser suficientes para a situação que enfrentamos, mas os recursos de Deus sempre são."
"Em todo deserto de provações, Deus tem um oásis de consolação."
"Não é o que voce diz, mas a atenção que voce demonstra é que proporciona o consolo."
"Melhor é caminhar com Deus, pela fé, do que sozinho e pela razão."
"O pecado cega mas a graça de Deus restaura a visão."

"Voce pode dar sem amar, mas não pode amar sem dar."
"Voce pode estar seguro quanto ao seu amanhã, se caminhar com Deus hoje."
"Seja paciente com as falhas dos outros, pois eles também tem de ser pacientes com as tuas."
"Quem perde o controle encontra problemas."
"A paz está no submeter-se a vontade de Deus."

"A liberdade não nos dá o direito de fazermos o que nos agrada, e, sim, o que agrada a Deus."
" Traga as promessas de Deus em seu coração, mas jamais as considere como garantidas".

sexta-feira, setembro 16, 2005

PENSEM NESTE JESUS!!!!!!!

"No príncipio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus". Jõao 1:1

Cristo tornou-se um ser humano, e morou aqui na terra entre nós, e era cheio de perdão amoroso e de verdade. E alguns de nós vimos a glória dEle - a glória do Filho único de nosso Pai Celestial.
Sendo enviado por Deus, ele fala as palavras do jeito de Deus, porque o Espírito de Deus está sobre ele, sem medidas e sem limites.

"O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor." Lucas 4: 18-19

E Deus está pronto a abençoar todos aqueles que vêm até ele.
Cristo é o nosso Supremo Sacerdote, e está no céu, no lugar de maior honra junto ao próprio Deus. E este nosso grande Supremo Sacerdote governa sobre a casa de Deus.

Ele morreu por nossos pecados e voltou à vida a fim de fazer-nos retos para com Deus, enchendo-nos com a peculiar bondade divina.
Foi ele quem morreu por nós e voltou à vida por nossa causa. Portanto, ele é exatamente o tipo de Supremo Sacerdote que nós temos necessidade; pois é santo e irrepreensível; não foi manchado pelo pecado.

JESUS nos revelou o plano divino de salvação; foi ele quem nos fez aceitáveis diante de Deus; nos fez puros e santos e deu-se a si mesmo por amor, para comprar a nossa salvação.
Por meio daquela oferta única ele nos tornou perfeitos para sempre aos olhos do Deus Pai e também a todos quantos ele está santificando. Santificando para toda boa obra.
JESUS É LINDO!
Que possamos estar meditando em tão grande sacrifício!
Até!

terça-feira, setembro 13, 2005

COISAS DE DEUS


"Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" - Amós 3:3

Pois é, mesmo quem não gosta dos bichinhos (bichinhos??) é obrigada a concordar comigo que os dois são lindíssimos e saudáveis. Coisas de Deus mesmo, pois a natureza está aí para não me deixar mentir.
"Capo", o Weimaraner maior, já está conosco há 4 anos. Resolveu se apaixonar pela Mel, outra Weimaraner amiga da família. Casou e tiveram 6 filhões, porque me nego a chamar de filhinhos tão bela espécime. Na realidade, eles já nasceram enormes, cheios de elegância e garbo.
Ao visitarmos a mãe e os filhões, nos apaixonamos por um; e anexamos o "Bóris" à nós, (sempre falei que ter um (1) Weimaraner é loucura, dois (2) tem que ser internado!).
E como Deus é tremendo!! "Capo", o pai, recebeu o filhão cheio de amor. Não entendo como ele pode saber que o menor é seu filho! Ah! natureza sábia!!
"Melhor é serem dois do que um." Ecles. 4:9-a. Brincam o tempo todo. São extremamente alegres um com o outro e hoje já dormem ao lado um do outro, dividindo um espaço.
"Também se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?" Ecles. 4:11. Juntos se esquentam porque está fazendo muito frio. Hoje também está chovendo e está muito úmido. (Quem disse que o Brasil é um país tropical?????) . Continuando...
Latem um para o outro como se conversassem entre si. É incrível, mas um defende o outro.
O "Capo" hoje é muito mais feliz junto ao "Bóris". Imagina se não fossem parentes?? Acho que não teria acordo!
Quando os observo vejo coisas de Deus. Nosso Pai majestoso e soberano faz tudo perfeito!!
E a sua Palavra é uma Palavra de efeito! Que fidelidade!
Hoje consigo entender melhor aquelas pessoas que lutam e não sossegam diante do Senhor por uma companhia.

A montagem é do meu filhão, o Lucas, que também é desenhista gráfico. Glória a Deus!
Ainda esta semana farei uma outra montagem com a filhona Roberta, que não é desenhista, mas é esperta pra caramba!!
Aleluia!!

segunda-feira, setembro 12, 2005

FRASES QUE ME DIZEM ALGO MAIS - I

"Deus determina o que iremos passar; nós decidimos como iremos fazê-lo."
"As escolhas do presente determinam nossas recompensas futuras."
"Quanto mais nos esforçamos para ser como deveríamos, menos precisamos esconder o que somos".
"Conte as tuas bençãos, não os teus problemas."
"Grandes provações constroem uma fé robusta."
"Nosso propósito na terra não é nos acostumarmos a escuridão e sim, brilhar como luzes."
"As boas novas do Evangelho são boas demais para guardá-las para si."
"O bom líder conhece o caminho, mostra-o e segue por ele."
"Nosso valor não está no que possuímos e sim a quem pertencemos."
"Aqueles que servem a Deus somente pelo dinheiro são espiritualmente falidos."
"Voce não precisa saber para onde vai, se sabe que é Deus quem o leva."
"Quando nos preocupamos demais com o futuro, perdemos as alegrias de viver o presente."
"Sabedoria é saber quando falar o que se pensa e sempre pensar no que se fala."
"Não existem pessoas "erradas"para se falar de Cristo."
"Se voce acha que mansidão é fraqueza, tente ser manso por uma semana."

domingo, setembro 11, 2005

COMUNICADO DE TESTEMUNHO

Aviso aos meus amigos e irmãos que estarei na MISSÃO ANTIOQUIA - VALE DA BENÇÃO - ARAÇARIGUAMA - SÃO PAULO no próximo dia 17, testemunhando com muita humildade das maravilhas que Jesus tem operado na minha vida.
Mais uma vez cumprindo a referência Bíblica de Jõao 11:4.
A oração pela minha vida é de muita importância.
Obrigada.

sábado, setembro 10, 2005

É MEU PRAZER JESUS!

"É meu prazer falar contigo
É meu prazer contar de ti
É meu prazer cantar teu canto
É meu prazer estar aqui.

É meu prazer quando tu falas
Quando me chamas com amor
É meu prazer ouvir tua voz
E te chamar de meu SENHOR

É meu prazer, é meu prazer
É meu prazer poder estar aos pés da cruz
É meu prazer, é meu prazer
É meu prazer poder chamar-te de MEU JESUS
JESUS, É O MEU PRAZER CHAMAR-TE
SÓ TU ÉS MEU SENHOR
SÓ TU ÉS MEU JESUS

Pai querido, faço desta música a minha oração de hoje! Por mais que eu pense, medite e ore com palavras de gratidão, eu não consigo falar tudo o que eu quero e o que vai no meu coração. A única coisa boa é que eu sei que tu conheces o meu interior e lês os meus pensamentos. Porisso tens conhecimento do meu amor por ti Senhor.
Quero poder falar ao mundo as maravilhas que Tu fizeste na minha vida, além de estar comigo todos os momentos, me dando vida em abundância, ainda literalmente, acrescentando alguns anos a mais. Ressucitando-me daquela doença mortal tão dolorida, mas me dando assistência permanente. Que se tornava uma dor mais amena quando pensava no teu sacrifício na cruz do calvário e todas as humilhações sofridas por ti, todos os maus tratos a que foste obrigado por amor a mim e por amor a toda a humanidade. Que esta humanidade possa te encontrar e ser liberta do império do pecado.
Quero ficar todo o tempo em adoração a ti. Glórias ao Pai, glórias a ti Jesus e ao Santo Espírito de Deus. Eis-me aqui Paizinho para fazer a tua obra. Que eu possa mostrar ao mundo o teu poder através da minha cura e da minha vida totalmente entregue a ti.

Entrego a ti o meu livre arbitrio. Vivo para te satisfazer. Como dizia Paulo, já não sou eu que vivo e sim Cristo que vive em mim. Sei que não pretendo ser igual a Paulo, mas sabes como o meu coração anseia por anunciar ao mundo que tu és um Deus que cura, salva, santifica, restaura, transforma e perdoa. O que me deixa feliz é que sabes que falo a verdade. Estou prostrada em adoração. Tudo o que tenho e sou pertence a ti Senhor.
Tú és o Rei da Glória! Jesus é o Rei da glória! Tu és o Deus que por mim TUDO executas!
Como dizia Jõao Batista: Que eu diminua e TU cresças.

sexta-feira, setembro 09, 2005

HABACUC 3: 17 - 19

"Anche se il fico non fiorirà e non ci
sarà alcun frutto sulle viti, anche se il
lavoro dell'ulivo sarà deludente e i campi
non daranno piú cibo, anche se le greggi
scompariranno dagli ovili e non ci saranno
piú buoi nelle stalle,
esulterò nell'Eterno e mi rallegrerò nel
DIO della mia salvezza.
L'Eterno, il Signore, è la mia forza; egli
renderà i miei piedi come quelli delle cerve
e mi farà camminare sulle mie alture."

LOS QUE HABITARÁN EN EL MONTE SANTO DE DIOS - SL 15

Jehová, quién habitará en tu tabernáculo?
Quién morará en tu monte santo/
El que anda en integridad y hace justicia,
y habla verdad en su corazón.
El que no calumnia con su lengua,
ni hace mal a su prójimo,
ni hace agravio alguno a su vecino.
Aquel a cuyos ojos el vil es menospreciado,
Pero honra a los que temem a Jehová.
El que aun jurando en daño suyo, no por eso cambia;
Quien su dinero no dio a usura,
Ni contra el inocente admitió cohecho.
El que hace estas cosas, no resbalará jamás.

quinta-feira, setembro 08, 2005

A PSALM.FOR GIVING THANKS -PSALM 100

"Shout for joy to the Lord, all the earth.
worship the Lord with gladness;
come before him with joyful songs.
Know that the Lord is God.
It is he who made us, and we are his;
We are his people, the sheep of his pasture.

Enter his gates with thanksgiving
and his courts with praise;
give thanks to him and praise his name.
For the Lord is good and his love endures forever;
his faithfulness continues through all generations."

quarta-feira, setembro 07, 2005

terça-feira, setembro 06, 2005

RECEITINHAS JUDAICAS E CURIOSIDADES - I

CURIOSIDADES JUDAICAS

A cultura é tudo na vida de um povo e a cozinha faz parte disso. O local de origem, o clima, o solo, os hábitos e a miscigenação com a cultura de outros povos faz disso uma alquimia perfeita.
A cozinha judaíca se divide em dois ângulos. Um tradicionalmente ligado às festas religiosas e o outro ligado Às Leis Higiênicas que proibem o porco, os crustáceos, a carne e o leite numa mesma refeição.
O povo judeu vivendo tudo isso e ainda aliado a outras culturas foi se adaptando e criou uma cozinha baseada em vegetais, cereais e principalmente batatas. As ervas são "tudo de bom" por aqui e aromatizam uma infinidade de pratos diferenciados entre si.
As "Idishe Momes", mães judias, e as "Babes" (avós) são peritas em preparar receitas que aprenderam desde a antiguidade, de geração a geração. Isto é considerado um "trunfo" do povo judeu.

RECEITINHA DE HOJE:

FALAFEL (bolinhos de grão-de-bico)
Ingredientes:
2 xícaras de chá de grão-de-bico - 2 dentes de alhos amassados - 1/4 de xíc de chá de farinha de trigo - sal - pimenta do reino - cominho - óleo para fritar

Modo de fazer: Lave o grão-de-bico e deixe-o de molho por uma noite. No dia seguinte, escorra o grão-de-bico e passe-o por um moedor ou processador ou liquidificador até transforma-lo em pasta. Junte o alho e a farinha. Tempere com sal, pimenta do reino e cominho a gosto. Pegue de cada vez uma colher de sopa de massa de grão-de-bico e faça bolinhos. Frite em óleo bem quente até ficarem corados. Retire e deixe escorrer sobre papel absorvente. Sirva com salada de tahine ou humus. (essas virão mais tarde...)

Até!

segunda-feira, setembro 05, 2005

ISRAEL-JERUSALÉM - TERRA SANTA


"Alegrei-me quando me disseram:Vamos a casa do SENHOR
Pararam os nossos pés junto as tuas portas, ó Jerusalém!
Jerusalém, que estás construída como cidade compacta,
para onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR,
como convém a Israel,
para renderem graças ao nome do SENHOR.
Lá estão os tronos de justiça, os tronos da casa de Davi.
ORAI PELA PAZ DE JERUSALÉM!
Sejam prósperos os que te amam.
Reine paz dentro dos teus muros
e prosperidade dentro dos teus palácios.
Por amor dos meus irmãos e amigos,
eu peço: haja paz em ti!
Por amor da CASA do SENHOR, nosso Deus,
buscarei o teu bem. Salmos 122

Não posso deixar de louvar a DEUS e com o coração grato relatar, a quem possa interessar, um pouquinho da minha viagem a ISRAEL há alguns anos atrás.
Foi lindo, gratificante, sensacional, diferente e por demais comovedor chegar a ISRAEL e andar por percursos que JESUS andou, viveu e teve o seu ministério.
Fui numa excursão com mais 42 pessoas e todas com o mesmo interesse. Aprender e ver mais deste JESUS, tentando encontrar algumas coisas do passado tão presente nas nossas vidas.
Imaginar o sacrifício da cruz na VIA CRUCIS ou chamada também de VIA DOLOROSA, deparar com o MONTE DAS OLIVEIRAS cheio de luz, imaginar o Gólgota, o túmulo, lugar aonde supostamente JESUS foi colocado e ler HE IS NOT HERE, e sentir o sabor da vitória sobre a morte, a derrota do inimigo! Deparar com o GETHESEMANI e ver JESUS ORAR.
Seguindo viagem por CANÃ DA GALILÉIA, JOPE com seu mar potente e silencioso, aportar em CESARÉIA com suas construções, jardins e grande vegetação, nem parece deserto! HAIFA com seu pôr do sol beirando a colina, o VALE DO ARMAGEDON, o RIO JORDÃO, o grande MAR DA GALILÉIA, passear de barco e imaginar que JESUS está conosco. A líndissima TIBERÍADES, (particularmente eu amei este lugar!), e querer ficar por aqui uns tempos. Visitar o MONTE CARMELO, ter aulas de Bíblia em todos os lugares. O VALE DAS BEM-AVENTURANÇAS, com a certeza de estar vendo JESUS falando ao povo que O seguia sem microfone e sendo ouvido por todos. Estamos chegando então a CAFARNAUM. Aqui lembro-me de PEDRO, amigo de JESUS.
Passamos por MASSADA, grandes rochas e muito árido, mas interessante. O MAR MORTO, sui-geniris e de novo JERUSALÉM, imponente e majestosa, sofrida mas poderosa.
Se fosse falar de todos os lugares visitados levaria muito tempo e teria muito mais saudades!
Agradeço ao Senhor por me dar olhos para poder ver e registrar tudo isso e não esquecer jamais, muito pelo contrário, tentar voltar e ver muito mais.
Gostaria de poder participar um pouco da vida do povo judeu e das suas diferenças com o resto do mundo. Ver de perto a sua cozinha maravilhoooosa e degustar todos os temperos sem pressa de ir embora. Poder comer mais cenouras e vagens. Não há igual em lugar algum do mundo. E olha que conheço uma boa parte deste!! Hum e a coalhada com o mel!!!! o queijo, as geléias, as frutas secas e as suas especiarias...que delicia! Ai quem me dera o paladar!!!


domingo, setembro 04, 2005

JANTAR PARA EDIFICAÇÃO

"Óh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!". Sal 133:1



Ontem pudemos comprovar esta palavra quando nos reunimos aqui num jantarzinho para desfrutarmos da vinda da nossa amiga Romélia, já chamada missionária, da Missão Antioquia, Vale da Benção.
Estava muito bom e foi tremendamente edificante. Pudemos testemunhar de muitas maravilhas que JESUS faz na nossa vida diariamente. Oramos umas pelas outras colocando diante do PAI as nossas necessidades e projetos futuros.
A comida estava uma delícia. Foi servido: salada de macarrão (muito rica, por sinal), salada de trigo em grãos, patês e pãezinhos, sucos de uva e pêssego, chá verde com erva-doce e um pudim
de maria mole, que estava divino. Parabéns pra Delma que trouxe o pudim!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...